Locutor no Ar

announcer
... ... ...

Tombada pelo Iphan e após passar por restauração, capela com quase 300 anos é entregue a comunidade

Igreja Santo Antônio de Pompeu, em Sabará, na Grande BH, estava em revitalização desde o dia 10 de janeiro deste ano. Foram investidos R$ 850 mil.

Tombada pelo Iphan e após passar por restauração, capela com quase 300 anos é entregue a comunidade
Restauradores revitalizaram elementos artísticos da Igreja Santo Antônio de Pompeu, em Sabará — Foto: Divulgação/Arquidiocese de Belo Horizonte

Após terem os elementos artísticos e o telhado restaurados, a Igreja Santo Antônio de Pompeu, em Sabará, na Grande BH, será entregue à comunidade nesta sexta-feira (26), às 18h. Uma missa será celebrada pelo bispo auxiliar dom Edmar José da Silva.


A capela, com quase 300 anos, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) (leia mais no fim da reportagem).

De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, o investimento foi de cerca de R$ 850 mil, vindos do Programa Minas para Sempre, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).



Igreja Santo Antônio de Pompeu passou por restauração desde o dia 10 de janeiro deste ano — Foto: Divulgação/Arquidiocese de Belo Horizonte

LEIA MAIS:


Capela de quase 300 anos passa por restauração em Minas Gerais

A iniciativa da revitalização foi em conjunto com a Arquidiocese, a prefeitura e a Associação de Moradores do Bairro Pompeu (Amap).


As obras começaram no dia 10 de janeiro deste ano e, durante esse período, as missas foram realizadas no Espaço Comunitário do Pompeu, ao lado da igreja.


Igreja Santo Antônio de Pompeu


Capela de Santo Antônio do Pompéu, em Sabará, passa por restauração — Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação.

Segundo a Arquidiocese, não há documentação sobre o início da edificação ou da inauguração, mas sabe-se que a Igreja Santo Antônio de Pompeu já existia em 1731, como indica o registro de um batizado celebrado no templo.

Os elementos artísticos da igreja são de autoria desconhecida e referem-se à primeira fase do Barroco em Minas Gerais, no início do século XVIII.

Fonte: https://g1.globo.com

Comentários (0)

Fale Conosco