Capela de quase 300 anos passa por restauração em Minas Gerais
Igreja tem elementos do barroco mineiro e fica em Sabará, na Grande BH.
A Capela de Santo Antônio do Pompéu, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, passa por obras a partir desta quarta-feira (10). Com quase 300 anos de história, ela guarda elementos do barroco mineiro.
Não se sabe a data certa de construção do templo, mas segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, ela já existia em 1731. Há registros de batizados realizados na capela a partir desta data.
Erguida na época em que a cidade ainda era um arraial, ela é feita de madeira e taipa, com planta composta por dois retângulos, o primeiro formando a nave, e o segundo, transversal, contendo a capela‐mor e as sacristias laterais.
Capela do século XVIII será reformada — Foto: Prefeitura de Sabará.
O adro é cercado por um muro de pedra. Há ainda um cemitério e uma sineira, onde há o sino da igreja, com suporte de madeira.
Na capela-mor, o forro é composto por em painéis com pinturas relativas aos milagres de Santo Antônio.
A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pela relevância cultural.
Obras
Ao todo serão investidos R$ 850 mil, do Programa Minas para Sempre, do Ministério Público. O telhado e elementos artísticos serão restaurados. A expectativa é que em 3 meses se termine a restauração artística e em mais 3 meses, o telhado.
"O patrimônio histórico de nosso estado é uma herança que produz uma experiência singular e que gera em nós um senso de pertencimento, com desdobramentos na cidadania mineira”, disse o padre Eribaldo Pereira Santos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Sabará.
Serviço
Durante os seis meses previstos de obra, as missas serão realizadas no Espaço Comunitário do Pompéu, ao lado da Capela de Santo Antônio do Pompéu, sempre às 19h30.
Fonte: https://www.g1.globo.com
Comentários (0)